Por que você deve substituir a canalização antiga

Você sabia que a canalização de uma habitação tem validade de 25 anos? Após esse tempo, a canalização antiga pode apresentar problemas graves se não forem substituídas a tempo.

Quando a canalização é antiga, o problema é ainda maior, pois os tubos em metal ― que eram muito utilizados no passado ― passam a ter ferrugem. Se você está a remodelar a casa, não deixe de pensar em substituir a canalização antiga. O conselho vale principalmente para a casa de banho e a cozinha.

Quer saber mais sobre o assunto? Confira as informações que trouxemos para você e evite pensar em canalização apenas quando estiver diante de um vazamento ou infiltração!

Tipos de tubos de canalização?

Como já foi dito, os tubos de metal eram os mais populares no passado. Atualmente eles estão em desuso, mas ainda existe muita casa que ainda utiliza canalização feita com esse material. Com o tempo, os tubos de plástico ganharam a preferência.

O tubo de metal-plástico é uma alternativa para aproveitar as vantagens dos tubos metálicos sem os inconvenientes que eles proporcionam. Eles têm bastante resistência à corrosão, são fáceis de dobrar e não precisam ser aquecidos.

Os tubos plásticos mais utilizados são em PVC, apesar de ser possível encontrar também em PEX e PPR. A desvantagem é que o PVC é indicado apenas para condução de águas frias. Do contrário, os materiais PEX e PPR conferem à canalização grande resistência térmica.

Importância de substituir a canalização antiga

A substituição da canalização é fundamental em uma habitação antiga. Muitas vezes, ela ainda está com os mesmos tubos desde que foi construída. Um sinal comum de que está na hora de fazer essa substituição é o gosto metálico da água devido à tubulação de metal, que era muito utilizada no passado.

Outro sinal que merece atenção é a presença de partículas, que podem ser prejudiciais para a saúde dos moradores. Por isso, aconselhamos a não consumir esta água, pois ela é considerada impura. Além disso, existe também o risco de ocorrerem rupturas e, como consequência, infiltrações.

A mesma atenção vale para a canalização de gás e esgotos. Se no caso da água e do esgoto os estragos são grandes, rupturas nos tubos de gás podem ocasionar fugas e até mesmo explosões.

Se sua casa é antiga e apresenta esses sinais, providencie com urgência a substituição da canalização. E lembre-se que quanto mais tempo passar, maiores os dados e riscos.

Compartilhar:

Artigos Recentes
Principais Categorias
Tire suas dúvidas conosco