A maioria dos esquentadores são constituídos por uma chama-piloto, um queimador, um grupo de segurança e um permutador de calor envolto numa conduta em espiral (serpentina), por onde passa a água.
Se a chama-piloto estiver acesa, o queimador começa a funcionar assim que a torneira de água quente é aberta. De imediato, a água passa pelo grupo de segurança e, ao atravessar a serpentina que rodeia o permutador de calor, aquece. Em seguida, sai pela torneira. Ao mesmo tempo, o gás vai chegando ao queimador através do sistema de segurança da chama-piloto e da válvula principal. Esta só se abre quando a água que passa pelo grupo de segurança é suficiente para evitar o sobreaquecimento. E este conjunto de mecanismos que constitui o sistema de segurança.
Limpar o esquentador
A parte exterior do esquentador pode ser limpa com água e detergente. De 6 meses a 1 ano também convém limpar o interior. Para efectuar esta operação, é necessário retirar a caixa exterior do aparelho, mas somente um técnico especializado deverá efetuar esta operação, já que há muitas conexões dentro do aparelho que podem soltar por falta de cuidado na hora da limpeza. Também é recomendável uma manutenção anual, realizada por um profissional porque deverá eliminar o calcário acumulado na serpentina;
Água pouco quente
Está com problemas no esquentador?
A água não está esquentando o suficiente?
Pode ser algum desses problemas:
- gás desligado ou chama-piloto apagada – ligar o gás ou acender o esquentador
- conduta de gás suja ou entupida – recorrer a um técnico
- termopar danificado – recorrer a um técnico
- válvula magnética danificada – substituir a válvula
Esquentador a desligar
É importante perceber que os esquentadores têm proteções que os desligam sempre que algo não está a funcionar corretamente. No caso do seu esquentador desligar frequentemente deve chamar uma empresa de reparação de esquentadores credenciada para verificar o problema.
Comprou um esquentador novo e precisa instalá-lo
A instalação e a descalcificação de um esquentador devem ser efectuadas por um profissional: o risco de fugas de gás ou dos produtos de combustão (que são tóxicos) é elevado. Por isso, é imprescindível que as ligações sejam seguras e que exista uma evacuação eficaz dos produtos de combustão. Além disso, o esquentador deve estar instalado num local suficientemente ventilado, mas nunca na casa debanho.