O cheiro de mofo é muito comum em habitações que têm problemas com umidade. Seja por problemas na estrutura física, seja pela localização ou até mesmo mudanças na temperatura. Casas muito úmidas são o cenário perfeito para que os fungos causadores do mofo se estabeleçam.
Se você está passando por isso e não aguenta mais, não se preocupe. Com apenas algumas dicas vamos mostrar como tirar cheiro de mofo da casa e devolver o odor fresco e agradável ao ambiente.
Não deixe de ler!
O que causa o cheiro de mofo?
Afinal, o que causa o cheiro de mofo na casa e nos objetos? Vamos finalmente entender!
O mofo não é um microorganismo e sim um odor causado pela presença de fungos que se proliferam em ambientes úmidos e quentes. Sabe o cheiro de locais há muito tempo fechados ou que têm pouca ou nenhuma ventilação e luminosidade?
Diante disso, a resposta para a pergunta acima é óbvia: o cheiro de mofo é causado pelo excesso de umidade aliado a outras condições, como pouca iluminação e ventilação no ambiente.
Para quem sofre com problemas como rinites e outras doenças respiratórias, é impossível ficar em um ambiente com cheiro de mofo. Por isso, a melhor solução é eliminar as suas causas, principalmente em épocas chuvosas.
Quais as dicas para tirar o cheiro de mofo da casa?
Agora que você já sabe o que causa o cheiro de mofo, vamos conhecer algumas soluções que podem ajudar a eliminar este odor inconveniente.
Ventilação e luminosidade
A falta de ventilação potencializa o aparecimento dos fungos causadores do mofo. Diante disso, é necessário ventilar bem o ambiente para renovar o ar e trazer mais frescor ao espaço.
Abra as portas e as janelas e deixe entrar luz natural, afinal, a falta de luminosidade também causa mofo. Se o dia estiver quente, melhor ainda. No entanto, é importante seguir essa dica mesmo nos dias frios e chuvosos.
Bicarbonato de Sódio
Ventilar e iluminar a casa é o primeiro passo para eliminar os focos de umidade. Se não for suficiente, utilize o bicarbonato de sódio nos locais em que ainda existirem focos de mofo. Além de ter baixíssimo custo, o bicarbonato é muito eficiente na remoção do mofo da parede.
Receita com bicarbonato de sódio para tirar o mofo da parede: Misturar 240 ml de vinagre com 1 colher de chá de bicarbonato de sódio. Mexa bem e coloque em um borrifador. Aplique no local onde há mofo e aguarde alguns segundos. Em seguida, passe uma esponja ou pano para remover a mancha.
Carvão activo
O carvão activo também é muito útil para tirar cheiro de mofo da casa. Assim como o bicarbonato de sódio, ele tem baixo custo e deve ser colocado próximo dos locais onde a umidade está concentrada.
Quando é preciso contar com ajuda profissional?
Nem sempre é simples remover o cheiro de mofo e os pontos de umidade presentes na habitação. Quando as causas são infiltrações, por exemplo, é necessário ajuda profissional.
Como a eliminação do foco de mofo é indispensável para sua remoção, se ele estiver em locais que necessitam de pequenos reparos nas paredes ou no gesso, é melhor chamar especialistas no assunto.
Gostou das nossas dicas? Se você está passando por problemas com umidade e quer saber como tirar o cheiro de mofo da casa, entre em contacto com nossa equipa. Temos as soluções que você precisa e os melhores profissionais!