A manutenção adequada de cada aparelho doméstico é a primeira boa maneira de garantir o seu bom funcionamento ao longo do tempo. Certamente a cozinha, com todas as suas ferramentas, é um ambiente que requer muito esforço e cuidado.
Usado diariamente é, na verdade, um espaço que fica sujo em tempo relativamente rápido e precisa de limpeza constante, por isso as superfícies, a geladeira, o forno e as placas merecem uma grande atenção.
Talvez, o exaustor seja a ferramenta mais complicada com a qual lidar. A sua manutenção periódica serve não só para mantê-lo funcional e limpo, mas acima de tudo para garantir a sua higiene. Fundamental para absorver vapores e cheiros de cozinha, o exaustor também recolhe muita sujeira.
Além de produtos químicos e comerciais, existem alguns métodos naturais para tratar esta parte da casa.
Aqui vão algumas dicas sobre como limpar o exaustor com estes métodos.
Quantas vezes e como limpar o exaustor
Não espere até o exaustor aspirar mal para o limpar, pois pode-se acumular muita sujeira e gordura que irão ser difíceis de tirar. Então, o que importa mesmo quando se trata de limpeza é intervir com constância e com os métodos apropriados. Inclusive, a manutenção do exaustor deve ser feita com uma certa frequência para eliminar incrustações.
Dependendo da sua condição e frequência de uso, o exterior pode ser limpo uma vez por semana. Para as peças internas, no entanto, pode ser suficiente uma vez a cada três/quatro semanas. Como proceder para uma limpeza completa? Existem três partes nas quais é preciso intervir: externo, interno e filtros. Vamos lá ver como.
Limpe o exterior do exaustor
Quer que se trate de simples limpeza semanal, quer que se trate de uma manutenção completa, comece sempre pela limpeza externa. Para as superfícies do exaustor, use um pano ou uma esponja embebida em água quente e sabão ou vinagre. Outros ingredientes úteis são suco de limão e bicarbonato de sódio.
Basta esfregar cada lado do exaustor com cuidado, enxaguar e, em seguida, limpar com um pano limpo. Para desengordurar um pouco mais a fundo, você pode ferver uma solução de água e vinagre em uma panela. Deixe ferver até o vapor subir em direção ao exaustor. Através desta operação simples, até mesmo os filtros podem ser desengordurados e será mais fácil remover incrustações externas.
Remova a tampa e faça a limpeza interna do exaustor
Para uma limpeza melhor, é necessário desmontar o exaustor. Primeiro, remova a tampa e ponha-a de molho. Despeje água quente num balde com um pouco de vinagre e deixe agir para que o vinagre derreta a gordura.
Após cerca de vinte minutos, com uma esponja possivelmente embebida em água e bicarbonato de sódio, esfregue todos os lados da tampa. Para completar, enxague em água corrente e seque bem a tampa.
Depois de remover os filtros, pulverize uma solução desengordurante dentro do exaustor. Pode ser água e vinagre ou água e bicarbonato de sódio em uma solução não muito densa. Molhe cada ponto interno e deixe o detergente trabalhar por quinze minutos; em seguida, limpe as superfícies com uma esponja. Uma vez que cada pátina de gordura foi removida, passe um pano embebido em água morna e seque cada filtro.
Limpar ou substituir filtros
Agora, vamos dar uma olhada aos filtros. Se você notar que as esponjas estão amareladas e, portanto, particularmente sujas, a única coisa a fazer é substituí-las. Em média, os filtros devem ser substituídos a cada dois meses (se forem sintéticos) ou a cada quatro meses (se forem de carvão ativado). Você encontrará facilmente novos filtros nas lojas de ferramentas.
Se, no entanto, os filtros ainda estão em boas condições, você precisa apenas limpá-los, mergulhando-os num balde com água e bicarbonato de sódio. Deixe-os de molho por uma noite inteira e, em seguida, enxague com suficiente água e deixe-os secar. Logo os filtros estarão prontos para ser remontados! Fácil, não?
Opa! Você limpou o seu exaustor, mas ainda não está a aspirar bem? Não se preocupe! A Job Home Service oferece serviços de reparação de exaustores. Inclusive, os nossos técnicos são altamente capacitados e especializados nesse âmbito!
Além dos exaustores, é sempre bom fazer a limpeza e a revisão das placas da sua cozinha! Vamos ver como.
Como funciona uma placa de indução
Vamos começar por algumas informações técnicas para entender como é feita a placa de indução e como funciona. O sistema é composto por uma placa de cerâmica de vidro absolutamente lisa, sem os elementos do fogão a gás tradicional. O calor se espalha uniformemente graças às bobinas sob o vidro que operam via eletricidade.
Infelizmente, é obrigatório usar as panelas adequadas para as placas de indução a fim de se conseguir cozinhar. Esses tipos de panelas têm um fundo de ferro: só desta forma a placa de indução é ativada. Com outros materiais, o campo magnético não funciona.
Em outras palavras: não aquece. Como acontece com cada ferramenta na nossa cozinha, é importante limpar constantemente a superfície do dispositivo. As placas de indução são particularmente sensíveis às abrasões e arranhões e para mantê-las intactas você precisa intervir da maneira certa.
Como? Vamos agora lhe explicar.
A limpeza cotidiana
O primeiro bom hábito quando se trata de limpar a placa de indução é a eliminação de poeira e incrustações superficiais. A manutenção comum prevê, na verdade, intervenções simples, a serem feitas com a placa desligada e absolutamente fria.
Para uma limpeza rápida e diária, portanto, use um pano – talvez de microfibra – ou uma esponja macia humedecida. De preferência use também água destilada, para não deixar depósitos de pedra calcária. Depois, passe o pano suavemente na superfície: o pano irá remover grãos de poeira e pequenos resíduos alimentares.
Este método é bom se a superfície não estiver particularmente suja. Se a gordura e as manchas de óleo não desaparecem na primeira tentativa de limpeza, tente embeber a esponja com um pouco de detergente líquido para os pratos. Esfregue levemente; em seguida, enxague com um pano macio e seque a superfície.
Pelo menos uma vez por semana, seria bom limpar a superfície com uma solução de água e vinagre branco.
Se você tiver qualquer problema com as suas placas, ligue para a Job Home Service! Trocamos peças em caso de avarias mecânicas, resolvemos avarias elétricas, verificamos códigos de erro e realizamos a limpeza dos componentes.
Connosco, as suas placas estarão em ótimas mãos!