É possível economizar com práticas simples de executar e ainda manter a casa quente e confortável. Quer saber quais são?
No inverno é inevitável ficar mais tempo debaixo das cobertas e com o aquecedor ligado, não é mesmo? Apesar do conforto que isso traz, é preciso muita atenção para não transformar os dias mais frios em gastos altos com aquecimento.
Sabemos que os gastos associados ao inverno são muitas vezes inevitáveis, afinal, ninguém quer passar frio. No entanto, é possível economizar com práticas simples de executar e ainda manter a casa quente e confortável. Quer saber quais são?
Acompanhe nossas dicas!
1. Aposte no isolamento térmico
No inverno, o isolamento térmico é essencial quando o objetivo é poupar no aquecimento. Isso porque um bom isolamento controla a temperatura ambiente, evitando trocas térmicas entre o interior e exterior da casa. Em outras palavras, reduz os custos de consumo de energia.
Basicamente, o isolamento térmico utiliza sistemas isolantes com resistência térmica. Ele pode ser feito em coberturas ― tetos e telhados ―, paredes e pavimentos. Existem vários tipos de isolamentos térmicos, que podem ser utilizados de acordo com sua disponibilidade financeira e necessidade.
Entretanto, há outras maneiras mais simples de evitar fugas de calor no ambiente. Uma delas é calafetar janelas utilizando fitas de espuma para evitar a entrada de ar frio. Você pode também selar as portas e as janelas com silicone, massa de vidraceiro ou colocar fita isoladora própria para essa finalidade.
2. Use o aquecedor corretamente
Não adianta usar o aquecedor de qualquer maneira. Para manter a casa quente e não ter surpresas com a conta de energia, é preciso usá-lo corretamente. Uma dica muito importante é aquecer a casa inteira.
Em vez de manter alguns cômodos aquecidos e outros mais frios, equilibre a temperatura em todos eles. Dessa forma, o aquecedor não precisa funcionar por mais tempo para manter toda a casa quentinha.
E não esqueça de fazer a manutenção desses aparelhos. Filtros antigos e sujos podem prejudicar o desempenho deles fazendo com que o consumo elétrico seja maior. Para saber a situação do aquecedor, contrate uma empresa especializada nestes serviços.
3. Programe o aquecimento
Programar o aquecimento é uma boa alternativa para controlar o consumo elétrico. Você pode desligar o aparelho durante a noite e programá-lo para ligar automaticamente um pouco antes de acordar.
Além disso, pode-se utilizar um termômetro e medir a temperatura. Desse modo, é possível saber quantos graus são suficientes para manter o ambiente aquecido e confortável. Lembre-se de que um grau a mais equivale a um aumento de até 7% no consumo!
4. Utilize materiais têxteis
Essa dica pode ser simples, mas não deixa de ser eficaz. Aposte em materiais têxteis, como lençois em flanela, almofadas, tapetes, mantas e outros que, além de oferecer conforto, impedem a perda de calor e ainda deixam a casa mais quente e aconchegante.
As dicas que mostramos são simples, não é mesmo? Se você colocá-las em prática, vai aproveitar o inverno sem preocupação com a conta de energia.
E se precisar de um técnico para manutenção e reparo de aquecedores, temos técnicos especializados!